segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Marketing Pessoal - por que deve começar já

A importância de se ter um plano de marketing pessoal para gerir a nossa carreira é indiscutível. No entanto, ainda são poucos os que realmente conseguem transformar esta convicção numa atitude prática.

Apresento de seguida alguma razões para motivar aqueles que ainda não começaram a desenvolver o seu plano de marketing pessoal!
  • Um plano de marketing pode ser elaborado em poucos dias, e seu conteúdo, na maioria das vezes, é formado por ideias práticas e de fácil aplicação.
  • Quanto mais rápido implantar o seu plano de marketing, mais rápido serão os resultados para sua carreira.
  • Provavelmente você já tem inúmeros concorrentes a promover as suas respectivas carreiras no mercado, e você está a ficar para trás.
  • Marketing pessoal é um hábito, e você precisará de tempo para se habituar com esta nova maneira de agir na sua vida, portanto, apresse-se!
  • Marketing pessoal cria novas oportunidades de negócios -  o que, geralmente, significa mais dinheiro.
  • Um plano de marketing pessoal pressupõe que você conquistará outros ciclos de amizade, isto certamente dará uma nova perspectiva de prazer e satisfação à sua vida pessoal e profissional.
  • O plano de marketing pessoal traz reconhecimento social pelos anos de esforços, estudos e trabalho.
  • Maior status social é o que obterá com o sucesso profissional conseguido através de seu plano de marketing pessoal.
  • A realização dos seus sonhos de consumo, de viagens e de muitos outros sonhos, poderá ser conquistada através do sucesso obtido com o marketing pessoal.
  • A realização profissional traz uma sensação superior de satisfação.
Acredito que estas razões sejam suficientes para o convencer a iniciar o seu plano de gestão de carreira. Mas sabe exactamente o que significa este plano de marketing pessoal?

Um plano de marketing pessoal é um conjunto de acções e ferramentas que, se utilizadas em conjunto, ajudam a promover a carreira de um profissional. Na primeira parte de um plano de marketing pessoal deverá  desenvolver as competências pessoais, aqueles atributos que fazem parte do seu comportamento, e que podem ter um impacto positivo na sua actuação profissional. Qualidades como auto-motivação, liderança, criatividade, bom-humor, capacidade de produzir conhecimentos, relacionamento interpessoal e a sua capacidade de sonhar são os atributos essenciais que precisam ser desenvolvidos e incorporados na sua carreira profissional.

A outra parte do plano de marketing consiste na aplicação de ferramentas para promoção pessoal. Construção de uma rede de relacionamentos (networking), criação de um site pessoal, utilização de cartões de visitas de uma maneira dinâmica, ter um sistema de relações públicas pessoal, entre outras ferramentas, certamente ajudarão a promover a sua carreira e a sua imagem no mercado de trabalho.

Todos nós precisamos de motivação para realizar algumas tarefas, para enfrentar um desafio e para iniciar alguma nova aventura. Implantar um plano de marketing na nossa vida pessoal e profissional é um desafio. Não sabemos ao certo o que iremos encontrar, certamente viveremos momentos de "adrenalina", seremos colocados diante de situações inusitadas, mas tudo isto se justifica pela sensação de vitória e de sucesso que conseguiremos alcançar ao final desta caminhada.

Se precisar de ajuda, lebre-se que estamos cá para isso!
Boa sorte e bons negócios!

Fonte.

Sem comentários:

Enviar um comentário