domingo, 19 de agosto de 2012

Dicas para pequenas empresas

Com a ajuda de especialistas na área, a EXAME.com seleccionou seis dicas essenciais para fortalecer o marketing nas pequenas emprersas. São elas:

Invista nas redes sociais
Se a sua empresa ainda não tem uma página na Internet ou perfis nas principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento perdem novos consumidores. Além disso, através das redes sociais é possível manter uma relação mais próxima com o cliente, ouvi-lo, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra.

Construa uma marca forte
Mesmo que não se torne conhecida do público geral, é importante para uma pequena empresa consolidar a marca no seu mercado potencial. Para isso, funcionários, colaboradores e clientes precisam ter clareza sobre a imagem da empresa, já que são eles quem ajudam a divulgá-la. Ter uma posição clara no mercado e construir uma identidade visual padronizada – desde cartão de visita a folhetos promocionais – é fundamental.

Ofereça um bom atendimento
A impressão que um cliente leva da sua empresa é tão importante como o produto. Seja durante ou depois da venda, é imprescindível ter um bom atendimento. Isso inclui responder às solicitações e reclamações dos consumidores com agilidade e manter um canal directo entre eles e a empresa. Oriente toda a equipe e tenha respostas rápidas para atender às dúvidas. Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças que o poderão ajudar a melhorar.

Calcule o retorno do marketing
Algumas métricas de marketing exigem pesquisas e relatórios elaborados. Outras, porém, podem ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma acção, investigue quem é o seu público e qual o efeito esperado. Compare o objectivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.

Faça um plano de marketing
O planeamento de marketing é tão importante como o plano de negócios. O primeiro passo é analisar os factores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros factores no mercado. Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objectivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma que indique um responsável para cada acção.

Informe-se e estude
Para os empreendedores que não têm uma formação em administração ou uma boa base em conceitos de marketing, os livros podem ser uma saída. Existe uma extensa bibliografia sobre o assunto da qual os pequenos empresários podem tirar proveito. Para começar, busque um autor consagrado, como Philip Kotler e o livro Administração de Marketing. Se o foco for serviços, a dica é ler Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados, de Lovelock e Wirtz. Para ajudar na elaboração do plano de marketing fique com Planos de marketing, de McDonald.

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Bons negócios!

Fonte

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