quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A importância da aparência na carreira profissional

Vivemos na era da imagem, e não podemos fazer nada contra isso. Infelizmente, não é um mecanismo de selecção justo, mas a verdade é que cada vez mais caminhamos a aparência é mais importante para os empregadores do que a carta de apresentação.

Diversos estudos em diversos países têm provado que a estrutura facial, a cor do cabelo, o peso e a roupa têm influência sobre o salário e a forma como os outros nos vêem e nos tratam.

Segundo a Universidade de Harvard, homens acima de 1m80 ganham mais do que outros com a mesma posição e menor estatura.

Também não é novidade que o peso da mulher pode ter impacto negativo sobre o seu salário e prestígio profissional. O sociólogo Dalton Conley, da Universidade de Nova Iorque, concluiu que um aumento de 1% na massa corporal resulta em 0,6% a menos no salário. Além disso, se a mulher for 7cm mais alta do que as suas colegas, ganhará 5% a 8% a mais.

De acordo com o "The Glass Hammer", um site voltado para executivas, há uma forte evidência de que as mulheres que usam maquilhagem conseguem melhores empregos e são promovidas mais rapidamente.

O economista Daniel Hamermesh, da Universidade de Yale, realizou um estudo intitulado "A Beleza no Mercado de Trabalho", segundo o qual concluiu que os mais bonitos ganham, em média, 5% a mais.

É fácil de compreender que o que desperta mais a atenção no primeiro contacto é o visual, razão pela qual a aparência é fundamental, sendo uma importante forma de comunicação - expressa o perfil de uma pessoa: a sua condição social, nível cultural e, eventualmente, até o temperamento. Passar uma imagem errada pode fazer-nos perder oportunidades, pelo que se recomenda alguns cuidados, essencialmente no que respeita à forma de vestir.

De resto, e apesar de todas estas estatísticas, nunca se esqueça: o sucesso só depende de nós.
Boa sorte e bons negócios!

Sem comentários:

Enviar um comentário